Tribunal de Contas apoia campanha Outubro Rosa
10/10/2022 — SÃO PAULO — Com o intuito de conscientizar sobre a detecção precoce e a prevenção do câncer de mama, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) apoia a campanha ‘Outubro Rosa’.
Durante todo o mês de outubro, o portal institucional, assim como a intranet e as redes sociais da Corte de Contas paulista apresentarão conteúdos alusivos à campanha.
Além disso, também serão exibidos materiais referentes ao assunto nos telões de videowall do TCE instalados no Prédio-Sede, nos Anexos I e II, na Capital.
Ainda como parte das atividades do ‘Outubro Rosa’, o Tribunal promoverá uma campanha de incentivo à doação de cabelos para confecção de perucas e posterior doação a pacientes quimioterápicos do SUS.
A ação – exclusivamente para a servidores, dependentes, estagiários e terceirizados – acontecerá na quinta-feira (13/10), das 10h00 às 16h00, no 1º Subsolo do Anexo I, na Capital. Também serão aceitas doações de lenços e turbantes.
. Câncer de mama
O câncer de mama é o segundo câncer mais incidente entre as mulheres. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa é de que, entre 2020 e 2022, 66.280 mulheres serão afetadas, por ano, por esse tipo de doença.
A maior incidência ocorre acima dos 40 anos, por isso a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) recomenda que, nessa fase, a mamografia seja realizada anualmente.
O diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de cura, que é possível em 95% dos casos em fase inicial, segundo o Instituto Oncoguia. A idade avançada é considerada um fator de risco, mas excesso de peso, tabagismo, má alimentação, sedentarismo e consumo de bebidas alcóolicas também influenciam no desenvolvimento da doença.
. História
A campanha ‘Outubro Rosa’ surgiu nos Estados Unidos, em 1990, e se espalhou pelo mundo. Inicialmente, eram apenas alguns estados americanos que faziam movimentações isoladas sobre o tema do câncer de mama.
Depois, ao longo do evento ‘Corrida pela Cura’, organizado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, foram distribuídos laços cor-de-rosa pela causa, que passaram a ser entregues também em locais públicos. Hoje, eles são vistos como um símbolo da luta contra a doença.
Além de informar sobre a doença, o ‘Outubro Rosa’ busca proporcionar maior acesso aos serviços de diagnósticos, bem como contribuir na redução dos índices de mortalidade.
Para mais informações, acesse o site do Instituto Nacional do Câncer.